O aristocrata inglês, Phileas Fogg, deu a Volta ao Mundo em 80 dias na mais famosa obra de Júlio Verne, escrita em 1873.
Na Semana do Dia Mundial do Livro, a celebrar no dia 23 de abril, convidamos-te também a viajar pelos quatro cantos do planeta com livros que respiram aventura, descoberta e inspiração. Descobre seis livros muito especiais que te irão levar numa Volta ao Mundo literária.
A Volta ao Mundo em 6 livros
“Viagens de uma Vida - 25 Bloggers de Viagem Portugueses”
Pela primeira vez, 25 dos mais seguidos bloggers de viagem portugueses, juntam-se num livro para partilhar as viagens mais marcantes das suas vidas. A obra é uma seleção de duas dezenas e meia de olhares - distintos e variados - sobre destinos espalhados pelos quatro cantos do mundo e que desafiam a plenitude dos nossos sentidos.
Vai da alegria colorida do Festival Holi, em Varanasi, Índia, à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Cox’s Bazar, no Bangladesh. Passa pela sensação de liberdade e pequenez que emana da mítica Ruta Nacional 40, no Sul da Argentina, como pelas paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar.
Estas páginas, complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas, são um hino ao ato de viajar e à vida - a celebração da diversidade cultural e da salutar comunhão entre povos.
Compra a 1ª Volta ao Mundo aqui.
“14 - uma Vida nos Tectos do Mundo” de João Garcia
Da Antártida à Oceânia, de Chamonix a Katmandu, João Garcia correu o mundo sempre à procura de chegar mais longe e mais alto, até onde fosse humanamente possível. “14 - Uma Vida nos Tectos do Mundo” é a sua história, uma vida de risco e sobrevivência, uma vida de aventuras.
No dia 17 de abril de 2010, no início da tarde, João Garcia pisou o cume do Annapurna. Estava de novo no tecto do mundo, a 8091 metros de altitude. Tinha escalado, em tempo recorde, a montanha mais mortífera do planeta. E, lá em cima, sentiu que se fechava um ciclo. Era o culminar de anos de trabalho até chegar ali e conquistar a última das 14 montanhas mais altas da Terra, sem recurso a oxigénio artificial - apenas dez alpinistas, em todo o planeta, tinham conseguido semelhante proeza, numa altura em que já doze astronautas tinham pisado a Lua.
“14 - Uma Vida nos Tectos do Mundo é a história” de João Garcia, narrada pelo próprio. Fala das 14 montanhas, mas também de 14 pessoas importantes na sua progressão, das 14 competências necessárias para chegar ao topo, de 14 momentos e locais que o marcaram para sempre. Evoca ainda a sensação única de ver o planeta como poucos o viram, da liberdade que é olhar a 360 graus e saber que é impossível ir mais longe. Mas fala, sobretudo, desse modo de vida no limite, onde um passo em falso pode significar a morte.
Lição de vida, fruto de muitas e dramáticas aventuras, uma leitura inspiradora para todos aqueles que sonham chegar mais alto, mas que ainda não tiveram a coragem de dar aquele primeiro passo.
Descobre esta 2ª Volta ao Mundo.
5 livros de poesia inesquecíveis
“Viagem por África - Do Cairo à Cidade do Cabo” de Paul Theroux
Paul Theroux, escritor de literatura de viagem e romancista, parte do Cairo rumo à Cidade do Cabo. Viajando através do mato e do deserto, descendo rios, atravessando lagos e países (Egito, Sudão, Etiópia, Quénia, Uganda, Tanzânia, Malawi, Moçambique, Zimbabué e África do Sul), visita algumas das mais deslumbrantes paisagens da Terra - e algumas das mais perigosas, também.
É uma viagem de descoberta e redescoberta - do desconhecido, do inesperado, mas também de pessoas e lugares que ele conhecera 40 anos antes, enquanto jovem professor jovem.
Compra esta 3ª Volta ao Mundo.
“A Amizade Leva-nos Mais Longe” de Kevan Chandler
Uma história sobre o poder incrível da amizade, sobre como os amigos são, efetivamente, o maior tesouro que podemos conquistar e preservar ao longo da vida. O autor e narrador deste livro, o norte-americano Kevan Chandler, sofre de uma doença rara e altamente incapacitante, que o obriga ao uso de uma cadeira de rodas. A doença limita drasticamente os seus movimentos e a sua liberdade. Condiciona-o a vários níveis e, apesar da sua alegria, bom humor e vitalidade admiráveis, impede-o de realizar muitos dos seus sonhos. Um deles era viajar.
Contudo, este livro conta-nos como, com a ajuda de um grupo de amigos e da sua personalidade combativa, Kevan realizou o sonho de conhecer o mundo. Graças a uma espécie de mochila construída para o efeito, livrou-se da cadeira de rodas e visitou durante semanas vários países, como França, Inglaterra, Irlanda e até a China, transportado às costas dos seus amigos na odisseia incrível que resolveu contar neste livro.
Uma narrativa comovente com o poder de nos relembrar que, seja num sentido mais ou menos literal (e este não podia ser mais), “A Amizade Leva-nos Mais Longe”.
Adquire esta 4ª opção de Volta ao Mundo.
“O Esplendor do Mundo - 99 Destinos e Experiências de Viagem que Me Marcaram para Sempre” de Gonçalo Cadilhe
“O Esplendor do Mundo” convida o leitor a sair do sofá, com direito a check-in ou apenas através da imaginação, e a conhecer os locais mais marcantes onde já esteve ao longo da sua vida de escritor-viajante.
Do nascer-do-sol nas dunas da Namíbia ao entardecer nas Cinque Terre, da descida do rio Mekong em balsa à travessia do Pacífico num cargueiro, ou dos Templos de Tikal ao exército de terracota de Xian, Gonçalo Cadilhe seleciona nestas páginas 99 destinos que o leitor devia conhecer, mesmo aqueles que nunca irá querer visitar.
O autor afirma “privilegiei destinos luminosos e inspiradores, onde a herança positiva e empreendedora da Humanidade transborda para quem os visita. Apenas na categoria «épico pessoal» me permiti por vezes entrar em territórios que o leitor fará bem em manter-se à distância. Pelo menos, em muitos deles, tenciono não mais lá voltar”.
Cada local escolhido é apresentado através de um texto e de fotografias do próprio autor, um registo muito pessoal e vivido do grande viajante português. Entre os sítios escolhidos encontramos locais turísticos, mas, principalmente, destinos bastante inóspitos.
Compra já a 5ª Volta ao Mundo aqui.
“Viagem a Portugal” de José Saramago (Edição Especial)
Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país lés a lés a convite do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal.
Disse o autor após essa deambulação, misto de crónica, narrativa e recordações, que “o fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite... É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”.
Este é um livro decisivo para José Saramago, na medida em que se constituiu como um marco que ofereceu ao autor condições materiais para se dedicar à escrita a tempo inteiro. Esta edição especial de “Viagem a Portugal” inclui todas as fotografias que Saramago tirou ao longo da sua viagem — quase todas inéditas —, a par de fotografias de Duarte Belo. Uma publicação que coincide com as comemorações do Centenário de José Saramago.
Uma ode ao nosso país. Esta é a 6ª sugestão na nossa Volta ao Mundo literária. Compra aqui.
Celebra a semana do Dia Mundial do Livro com 6 livros que te levarão a dar a Volta ao Mundo, sem saires do sofá. Descobre todas as nossas sugestões de livraria em www.noteonlineportugal.com ou numa das nossas 80 lojas espalhadas pelo país!