5 livros de poesia inesquecíveis

No Dia Mundial da Poesia, data comemorativa criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 1999, celebramos a livre criação através das palavras. Temos cinco livros de poesia que retratam o amor que os autores sentem pela literatura e o apreço pelos seus sentimentos transformados em versos. Lê a sinopse das nossas sugestões:

“Cito, Longe, Tarde” de Francisco Geraldes

Francisco de Oliveira Geraldes é jogador profissional de futebol, formado pelo Sporting Clube de Portugal. Desde cedo este desportista demonstrou a sua paixão pela literatura, mais propriamente pela poesia.

“Cito, Longe, Tarde” é um acontecimento poético, são dois anos de poesia que culminaram num lançamento em 2020. Este é um livro de interrogação e procura individual, onde o poeta coloca questões fundamentais que o inquietam, pondo em causa o sentido da existência.

Descobre o livro aqui.

“Regresso a Casa” de José Luís Peixoto

Este é um daqueles livros de poesia especiais, seja pela intimidade através da qual fala das suas memórias, seja pelo facto de ter sido escrito por uma das maiores vozes da literatura portuguesa contemporânea.

José Luís Peixoto traz-nos “Regresso a Casa”, um livro de poesia sobre todas as suas recordações em tempo de pandemia, passados entre as quatro paredes da sua casa.

O livro aborda a solidão, o isolamento, as portas fechadas, mas também a solidariedade das recordações: a mãe, o pai, os aromas, a família, a aldeia, o amor. Uma obra que está voltada para o dia a dia, para o nosso real a que podemos chamar de “voltar a casa” e recordações.

Encontra este livro numa loja note! perto de ti.

“Noite de Estrelas, Sonhos Inquietos” de Henn Kim

Para a artista coreana, Henn Kim, a escrita nunca foi suficiente. Um dos livros de poesia, sugeridos para o Dia Mundial da Poesia, em que é muito mais do que simples versos. A autora publicou um livro feito com ilustrações de legendas sobre o trauma, a perda, os encontros e as separações.

Uma obra de poesia visual que combina de bela forma o realismo e o surrealismo.

Encontra este livro numa loja note! perto de ti.

“A Colina que Subimos – Um poema inaugural” de Amanda Gorman

A 20 de janeiro de 2021, Amanda Gorman tornou-se a sexta e mais jovem poeta a ler um poema na tomada de posse presidencial. Depois do discurso do 46.º presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, Amanda subiu ao palco e conquistou o país e o mundo.

“A Colina Que Subimos - Um poema inaugural” é um dos livros de poesia ideais para oferecer, ler e reler. Uma obra que celebra a promessa da América e afirma o poder da poesia.

Encontra este livro numa loja note! perto de ti.

“Palavras São Imagens São Palavras” de Sérgio Godinho

Ao contrário do que estamos habituados, neste livro de poesia Sérgio Godinho não escreve versos com o intuito de os transformar em canções. Em “Palavras São Imagens São Palavras” o cantor e escritor estabelece um diálogo entre os seus poemas e as fotografias captadas por si, sobre viagens, amor, memória, arte, pessoas e memórias únicas e irrepetíveis.

Um pequeno livro de poemas ilustrados, ou de imagens vertidas em poemas, de um dos grandes letristas portugueses vivos.

Encontra este livro numa loja note! perto de ti.

Top Poesia: os poemas dos nossos seguidores

Na note! comemoramos o Dia Mundial da Poesia com obras inesquecíveis da literatura. Vai a uma loja note! e descobre toda a nossa coleção.